O Que São Doenças Genéticas e Como Evitar | Dra. Sayuri Itikawa

O-Que-São-Doenças-Genéticas-E-Como-Evitar

O que São Doenças Genéticas?

Antes de mais nada, é importante entender o que são doenças genéticas. Assim que somos formados, nós herdamos nossos genes dos nossos antepassados. Ou seja, somos resultados dos nossos pais, avós, bisavós e tataravós. Assim como herdamos genes bons, também herdamos genes ruins, com mutações genéticas que posteriormente se manifestarão em forma de doença.

A grande questão é que as mutações genéticas ruins não precisam ser manifestadas. Contudo, a manifestação desses genes se dá por apenas um critério: os estímulos que damos ao nosso corpo. Esses estímulos são positivos e negativos, sendo definidos pelos nossos hábitos relacionados com nossa pré-disposição.

 

Fatores de Estímulo: Epigenética

A princípio, os fatores de estímulo que vão evitar nosso corpo de manifestar doenças genéticas, são o que chamamos de epigenética. A epigenética é aquilo que está “por cima” da própria genética: uma camada adicional que influencia o nosso DNA. Ou seja, os nossos estímulos positivos ou negativos.

Em outras palavras, quanto mais estímulos negativos nós damos ao nosso corpo e à nossa mente, mais despertamos os genes que causam doenças genéticas. Por exemplo: Você tem tendência a ter pressão alta e os estímulos que você manda ao seu corpo são uma junção de coisas negativas como: Sedentarismo, excesso de peso ou estresse. Igualmente, seu corpo responderá manifestando essa doença genética.

 

Os Telômeros e as Doenças Genéticas

Acima de tudo, é preciso saber o que são os telômeros. Eles são estruturas que se localizam na ponta dos dedos e são capazes de proteger o DNA. Com o passar do tempo, os telômeros se deterioram, acelerando o processo de envelhecimento.

Mas, o que isso tem a ver com o assunto? Ao mesmo tempo que os estímulos positivos evitam as doenças genéticas, eles também são capazes de preservar os telômeros. Essa preservação nos mantém jovens e com saúde.

 

Como evitar as doenças genéticas?

Acima de tudo, a resposta está em nosso estilo de vida. Quando enviamos estímulos positivos ao nosso corpo e mente. Assim como toda ação negativa tem uma reação negativa, o envio de estímulos positivos vai gerar resultados positivos em sua saúde.

Nesse sentido, você deve ser uma pessoa ativa, fazer exercícios, praticar a meditação e a respiração consciente, cultivando sempre a gratidão. Logo, isso vai fazer com que as mutações genéticas que causam doenças genéticas, sejam silenciadas e não se manifestem.

Em síntese, os nossos estímulos positivos estão diretamente relacionados à redução dos processos de envelhecimento e à nossa saúde.

Nós não somos reféns da nossa genética. As mutações podem até existir, mas não precisam ser manifestadas.

Se você tem interesse por esse tipo de informação e deseja saber mais, te convido a conhecer minhas redes sociais: @dra.sayuriitikawa.

Comente aqui caso tenha alguma dúvida e clique aqui para agendar uma consulta.

Até a próxima,

Dra. Sayuri.

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp